Marketing Olfactivo

Os resultados estão ai, clientes felizes que recordam a sua marca e permanecem mais tempo.

Porquê Aromatizar?

No ambiente empresarial competitivo de hoje a criação de experiências memoráveis e o estabelecer de ligações emocionais com os clientes é crítico para ganhar a confiança do comprador e a sua lealdade a longo prazo.

Olfacto é o mais poderoso e emocional de todos os sentidos. Ao utilizar uma essência, as marcas são capazes de estabelecer uma maior e mais profunda ligação emocional com os seus clientes, resultando numa experiência mais memorável.

Marketing Olfactivo;Tipo de marketing sensorial direccionado ao olfacto.

Marketing Olfactivo é muito mais do que a difusão de uma fragrância agradável em determinado espaço. É a arte de pegar na identidade de marca da empresa, nas suas mensagens de marketing, público alvo e criar uma essência que amplifique esses mesmos valores.

Uma essência detém a capacidade de influenciar comportamentos e despertar emoções de forma quase instantânea. Quando o olfacto é combinado com outras vertentes de marketing poderá amplificar o vivenciar da marca e estabelecer uma relação mais duradoura com os clientes.

Marketing Olfactivo

Olfactiva

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Memória

Marketing Olfactivo

É estimado que o nosso olfacto afecte 75% das nossas emoções diárias. A proximidade entre a glândula olfactiva, que regista o cheiro, e o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções e memórias, é o poder por detrás do nosso sentido olfactivo.

Os receptores de cheiro que se encontram no nosso nariz estão directamente ligados à secção do cérebro responsável pela memória e a emoção. Isto é, a razão pelo qual o olfacto detém a capacidade de o transportar para determinado tempo e espaço, estabelecendo uma ligação a uma memória ou sentimento em particular.

Humanos são capazes que reconhecer aproximadamente 10,000 odores diferentes, sendo o mais impressionante, o facto de conseguirmos nos recordar dos mesmos com 65% de precisão ao fim de um ano, em contraste com os 50% visuais ao fim de três meses. (Sense of Smell Institute).

"75% das emoções que gerámos diariamente são afectadas pelo olfacto. A seguir à visão, é o sentido mais importante que temos."
Martin Lindstrom, Sentido de Marca: Como Construir Poderosas Marcas Através do Toque, Paladar, Olfacto, Visão e Som.

Os resultados

Os resultados estão ai, clientes felizes que recordam a sua marca e permanecem mais tempo. Investigações académicas e industriais revelam que o incorporar de uma essência detém um profundo impacto na forma como os clientes consideram uma marca. A solução aromática correta poderá ampliar a experiência em loja, ao criar um ambiente confortável e positivo que de forma subtil poderá levar os clientes a passar mais tempo nos ambientes de retalho aumentando consequentemente os seus consumos.

A difusão do aroma certo poderá reforçar a sua identidade de marca, ao criar o ambiente perfeito para os seus clientes, colaboradores e convidados, diferenciado o seu negócio dos seus concorrentes.

Um empresa de consultoria introduziu a marca de sapatos americana, New Balance aos compradores Chineses através de uma experiência sensorial em loja. Uma essência constituída por um amadeirado nostálgico e couro foi a escolhida para transmitir a herança e artesanato da marca. Os compradores gastaram o dobro do dinheiro quando comparado com outras lojas de semelhante dimensão, pois a atmosfera os induziu a permanecerem por mais tempo. "Quanto mais um cliente fica em loja, mais dinheiro gasta" (Empresa de consultoria Equal Strategy).